Débora Giese – @dee_boraa / Josefina Toniolo – @jositoniolo
Luis Fernando Verissimo foi um dos escritores convidados para a 28ª Feira do Livro de Frederico Westphalen, que acontece na Praça da Matriz até o dia 12 desse mês. Para a surpresa de muitos que desconheciam o talento musical de Verissimo, esse subiu ao palco ao lado da sua banda, Jazz 6, após a sessão de autógrafos e entrevistas.
Bem humorado, o escritor que no momento assumia papel de músico, ao ser aplaudido na sua entrada, respondeu a acolhida com a frase: “Vocês estão me aplaudindo porque ainda não me ouviram tocar”.
A banda se apresentou com Jorge Gerhardt no contrabaixo, Adão Pinheiro no teclado, Edinho Spindola na bateria, Luiz Fernando Rocha no trompete e flugelhorn além de Verissimo no sax. Eles se autointitulam o menor sexteto do mundo, por ser formado por apenas 5 integrantes.
No set list, muito jazz e bossa nova. Músicas consagradas de ambos os estilos embalaram o público durante uma hora e meia. Mesmo quem nunca teve contato com esse tipo de música ficou impressionado com a apresentação. Isso explica o grande número de pessoas presentes, aproximadamente setecentas, segundo a Polícia Militar.
No local houve um encontro de diferentes gerações. Nádia Dalla Nora de 50 anos, que acompanhava tudo com seu marido, definiu o que assistia como maravilhoso e comentou que, depois desse dia, passará a ouvir mais esse estilo musical. O garoto de 8 anos, Bernardo Binotto, falou com entusiasmo: “Nunca tinha ouvido esse tipo de música e estou gostando muito, muito, muito”. Isso demonstra que a Jazz 6 conquistou os frederiquenses, agradando a todas as idades.
O evento foi um sucesso, pois mesmo não sendo mais “tão jovens” eles demonstraram muita vitalidade e prazer em tocar. A platéia podia sentir isso e o ambiente entrou no clima do jazz e da bossa nova, transformando a praça em um lugar aconchegante, mesmo com a temperatura cada vez mais baixa.
Merecidamente, os músicos foram aplaudidos em pé, uma forma bonita de agradecimento pela bela noite que proporcionaram e também um convite do próprio público para que voltem mais vezes.
Amanhã você confere uma matéria sobre o backstage da Jazz 6 e uma conversa com todos os integrantes da banda.