Produção acadêmica

O blog é minha paixão: é aqui que eu venho pra desopilar, pra escrever sobre shows, porque eu preciso escrever sobre shows. Já expliquei em algum post: se eu não escrevo sobre um show, parece que ele fica entalado em mim. Mas o que eu faço de verdade (“tu só trabalha com música ou também trabalha de verdade”? é pesquisa. E o que eu pesquiso? Música ¯\_(ツ)_/¯.

Abaixo, então, vou colocar uma lista com minha produção, caso alguém tenha interesse em acessar:

Livros publicados/organizados ou edições

ESTIVALET, F. (Org.); BECKO, L. (Org.); AMARAL, A. R. (Org.); GOVARI, C (Org.). Perspectivas de pesquisa em Cultura Pop: comunicação, fãs, estéticas e narrativas ficcionais. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. v. 1. 326p.

GOVARI, C. As próximas horas serão muito boas. Materialidades e estéticas da Comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2019. v. 1. 176p.

Capítulos de livros publicados

LIMA, T. P. B.; NUNES, C G; AMARAL, A. R.. Produção de presença e mediações no Abril Pro Rock: uma análise da transgressão e da resistência de um festival no Nordeste do Brasil. In: Salo de Carvalho; Moyses Pinto Neto; José A. Linck. (Org.). Música, Transgressão e Contracultura. 1ed., 2020, v. 1, p. 165-174.

GOVARI, C. Experiência estética e materialidades em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande. In: Adriana Amaral; Ivan Bomfim; Marcelo Bergamin Conter; Gustavo Daudt Fischer; Michael Goddard; Fabrício Silveira. (Org.). Mapeando Cenas da Música Pop: materialidades, redes e arquivos. 1ed.João Pessoa, PB: Marca de Fantasia, 2019, v. 2, p. 189-211

Artigos completos publicados em periódicos

GOVARI, C; ANDRADE, R. ; PIMENTEL, T. “Sonhei que estava em Pernambuco”: território, historicidades e afeto nas encruzilhadas do frevo. Logos (Rio de Janeiro. Online), v. 28, p. 143-157, 2022.

GOVARI, C. A morte midiatizada de Júpiter Maçã: performance e tradições funerárias. ESFERAS – Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 1, p. 93-114, 2021.

GOVARI, CAROLINE. ‘Alô, tchurma do Bom Fim’. Memórias de uma cena musical porto-alegrense. Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia – MusiMid, v. 2, p. 68-87, 2021.

GOVARI, C; ALBERTO, T. P. ; PILZ, J. A turnê cancelada do Dead Kennedys no Brasil: punk, nostalgia e drama social. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 20, p. 247-270, 2021.

GOVARI, C; PILZ, J. ; ALBERTO, T. P. As muitas faces que perfilam esse tal de rock n’ roll. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA, v. 10, p. 1-13, 2021.

GOVARI, C; AMARAL, A. R. . Por uma história pra contar. Notas sobre a técnica de entrevista biográfica para pesquisas em comunicação e música. Comunicação & Memória, v. 4, p. 1-12, 2021.

AMARAL, A. R.; GOVARI, C. Dos fluxos midiáticos entre o mainstream e o underground: os encontros e desencontros de Madonna e as subculturas. Líbero, v. 1, p. 228-244, 2021.

SOARES, THIAGO; NUNES, CAROLINE GOVARI. Eu Quis Comer Você”: fantasia roqueira num programa televisivo infantil. SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL, v. 47, p. 202-222, 2020.

GOVARI, C. A música como memória afetiva e identidade latinoamericana no documentário ‘Origens. Revista Livre de Cinema, v. 5, p. 251-282, 2018.

GOVARI, C. Discografia Pop Rock Gaúcho: um exercício etnográfico sobre um festival de pop rock como ambiência comunicacional. TROPOS: COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA, v. 6, p. 1-16, 2017.

GOVARI, C. Arqueologia do rock gaúcho: uma perspectiva inicial teórico-metodológica com foco nas carreiras de Edu K e Júpiter Maçã. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal, v. 13, p. 1-17, 2017.

AMARAL, A.; GOVARI, C. Performances identitárias no Instagram: uma análise do perfil de Edu K após o reality show A Fazenda. RIZOMA, v. 5, p. 96-111, 2017.

GOVARI, C; SILVEIRA, F. L. Tensões identitárias nas cenas musicais de Porto Alegre. Cachorro Grande e o rock gaúcho. CADERNOS DA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO (UNIBRASIL), v. 1, p. 49-62, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

(nessa seção coloquei apenas as publicações a partir de 2014, quando entrei no mestrado. as anteriores estão todas disponíveis na minha página no academia.edu)

GOVARI, C. Tão distante do horizonte do país. As diferenças entre o rock brasileiro e o rock gaúcho dos anos 80. In: 10º Musicom – Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Música, 2021. Anais do 10º Musicom, 2021. v. 1. p. 1-13.

NUNES, C G; ALBERTO, T. P.; PILZ, J. Punk is Dead (Kennedys)?: nostalgia, política e drama social em uma turnê cancelada. In: XXIX Encontro Anual da Compós, 2020, Campo Grande – MS. Anais do XXIX Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, 23 a 25 de junho de 2020, 2020.

MONTEIRO, M. ; VIANA, L. R. ; GOVARI, C . Possíveis abordagens metodológicas em pesquisas sobre cenas e gêneros musicais. In: XXVIII Encontro Anual da Compós, 2019, Porto Alegre. Anais do XXVIII Encontro Anual da Compós, 2019.

VIEIRA, E. S.; GOVARI, C. Processos midiáticos: um ponto de partida para um olhar comunicacional. In: III Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2019, São Leopoldo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2019. v. 1. p. 1-16.

GOVARI, C. Costa do Marfim: a repaginação da banda Cachorro Grande. In: II Congresso Internacional de Estudos do Rock, 2015, Cascavel, PR. Anais do II Congresso Internacional de Estudos do Rock – Histórias do Rock. Cascavel, PR, 2015.

GOVARI, C. Etnografia no ambiente comunicacional: a aplicação do método em shows de rock. In: VII Encontro de Pesquisa em Comunicação. ENPECOM, 2015, Curitiba, PR. Anais do VII ENPECOM. Curitiba, PR, 2015.

GOVARI, C; MACHADO, A.. Identidade cultural e memória afetiva: os usos da música no documentário Renato Borghetti Quarteto Europa. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2014, Palhoça, SC. Anais do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo, SP, 2014.

GOVARI, C; SILVEIRA, F.. Bitols: cinema desconstrução, identidade cultural e cenas musicais. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação., 2014, Foz do Iguaçu, PR. Anais Intercom Nacional 2014. São Paulo, SP, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

GOVARI, C; VIEIRA, E. S.. Sujeitos comunicantes em inter-relação com as mídias: midiatização, poder e apropriações. In: Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2019, São Leopoldo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, 2019.

GOVARI, C. A constituição midiática e identitária do rock gaúcho nos anos 1980: considerações parciais de uma pesquisa biográfica e documental. In: II SDCOM, 2019, São Leopoldo. Anais do 2º Seminário Discente PPGCC Unisinos, 2019. v. 1. p. 122-125.

GOVARI, C. Articulações midiáticas no rock gaúcho: performances, identidades e dinâmicas online e offline. In: I Seminário Discente PPGCC Unisinos (SDCOM), 2018, São Leopoldo. Anais do I Seminário Discente PPGCC Unisinos (SDCOM), 2018. v. 1.

AMARAL, A. R.; GOVARI, C; SARTORI, P. Rock gaúcho as musical genre and recommendations on the platforms of streaming. In: Keep it Simple, Make it Fast! – KISMIF, 2018, Porto/Portugal. Keep it Simple, Make it Fast! Gender, differences, identities, and DIY cultures – Book of Abstracts. Porto/Portugal, 2018. p. 64-64.

GOVARI, C; SILVEIRA, F. Estéticas e identificações periféricas do rock gaúcho. In: XII Congreso de La Asociación Internacional para El Estudio de La Música Popular (IASPM) – Rama Latinoamericana, 2016, Havana, Cuba. Anais do XII Congreso de La Asociación Internacional para El Estudio de La Música Popular (IASPM) – Rama Latinoamericana. Havana, Cuba: Casa de La Música, 2016. v. 1. (Impresso)

GOVARI, C. Problemas teórico-metodológicos: uma investigação sobre a Cachorro Grande e o rock gaúcho. In: III Jornada de Pesquisas sobre tecnologias comunicacionais contemporâneas, 2015, Porto Alegre, RS. Anais da III Jornada de Pesquisas sobre tecnologias comunicacionais contemporâneas. Porto Alegre, RS, 2015.

Outras produções bibliográficas

GOVARI, C; PILZ, J; ALBERTO, T. P. Esse tal de Roque Enrow: perfis que amplificam o gênero musical em suas dimensões midiáticas, sociais, políticas e performáticas. Organização de dossiê temático. Revista Tropos, dez 2021.

ESTIVALET, F.; BECKO, L.; AMARAL, A. R. ; GOVARI, C . Perspectivas de pesquisa em Cultura Pop: comunicação, fãs, estéticas e narrativas ficcionais. Porto Alegre, 2021. (Prefácio).

GOVARI, C. Isso é um absurdo! Sobre o humor feminista nas redes sociais. Revista Fronteiras – Estudos midiáticos, 2021. (Tradução/Artigo)