Josefina Toniolo – @jositoniolo/ Natalia Nissen – @_natiiiii
Quem disse que a música não pode auxiliar na educação dos jovens? A professora de inglês do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Frederico Westphalen, Juliana Andrighe, fez um projeto com os alunos da 8ª série. Ela quis resgatar o rock’n’roll clássico e deixar de lado as bandas atuais, mostrando aos alunos as origens do gênero musical. A turma foi divida em grupos e cada um escolheu uma banda, dentre uma lista, para pesquisar. As opções foram várias, Rolling Stones, The Beatles, Aerosmith, Guns N’ Roses e até Abba. Os alunos tiveram palestras sobre o assunto e puderam desmitificar o rock e perceber que o estilo vai muito além do estereótipo “sexo, drogas e rock’n’roll”.
O vendedor e comunicador, Luis Carlos Nunes (Fuga), deu uma palestra aos alunos falando da história, traçando um paralelo entre o rock antigo e o atual, passando por Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e o rock “comercializado” atualmente. Ele comentou fatos e discos polêmicos, contou dos festivais de música e das bandas que mudaram a história do gênero. O palestrante percebeu que poucos alunos já tinham uma base a respeito do assunto, mas que muitos se interessaram em buscar novas informações sobre as tradicionais bandas de rock.
Lyan Celuppy, 14 anos, achou muito interessante o projeto e afirma que já conhecia o estilo e gosta de bandas como Led Zeppelin, Black Label Society e também de Ozzy. Outros já gostavam das músicas, mas não tinham contato com essas bandas clássicas, e mesmo assim pesquisaram sobre, como é o caso da estudante Eloisa Sampaio, 14 anos.
O projeto foi apresentado na Feira de Ciências do colégio e na última quinta-feira, 21, a banda Áudio Etílico fez uma apresentação cantando algumas das músicas estudadas pela turma, “uma grande iniciativa fazer com que os jovens tenham contato com o rock’n’roll, o projeto trouxe muita coisa da história do rock com a palestra do Fuga. Foi uma honra ser lembrado pra esse tipo de evento, foi tudo bem no improviso, bem itinerante mesmo, me diverti muito” declarou Eocares, vocalista da Áudio Etílico. Juliana fez contato com a banda por meio de um colega de trabalho e os alunos aprovaram a ideia.
Muito bacana o blog de vcs… parabéns gurias!
GostarGostar